Fechar Whatsapp
facebook instagram Empresa Contato Cadastro Blog 16 3512 5010 16 3512 5004 BIELA AUTO PEÇAS PARA VEÍCULOS MULTIMARCAS RIBEIRÃO PRETO SP

Entrar na
minha conta

Conta

Meu
Carrinho

Sacola0
Banner Banner
';
Gabriel lopes

Gabriel lopes

Bomba d’água qual a sua função em um veículo ?

Bomba d’água qual a sua função em um veículo ?

Bomba d’água: o que é?
 
Para começar, vamos falar do que se trata a bomba d’água. É uma peça pequena, que não ocupa muito espaço na estrutura do carro, mas tem uma importância enorme no funcionamento do veículo, principalmente falando sobre o motor. Não à toa, a bomba fica localizada na parte central do motor do carro, posição ideal para realizar suas funções, sobre as quais falaremos logo abaixo.
 
Como todos sabem, o motor é um dos elementos fundamentais para que o automóvel funcione e tenha sua potência ideal. Mas quem pensa que ele atua sozinho, se engana. Justamente porque, entre as peças mais importantes para que ele seja totalmente eficiente, está a bomba d’água, conectada por meio de correias e responsável pela circulação dos líquidos, que farão com que o sistema de resfriamento e arrefecimento do motor funcione de maneira perfeita.
 
Vale destacar, também para quem gosta de construção, que a bomba d’água não é uma peça exclusiva de carros. É um elemento presente em vários sistemas nos quais seja necessária a transferência de água entre diferentes pontos em estruturas. As caixas d’água, por exemplo, são outro objeto muito utilizado no dia a dia e que contam com este dispositivo. Mas o foco aqui é falar sobre carros, então seguimos.
 
Por que a bomba d’água é importante para o motor
 
Uma das funções principais da bomba, como o próprio nome já diz, é fazer com que a água, somada a um líquido aditivo, circule e gere o resfriamento necessário do motor, impedindo o superaquecimento. Na prática, ela é responsável por permitir a transferência do líquido entre as partes do carro, impedindo que a solução fique parada em só ponto e, obviamente, perca efetividade.
 
Ou seja, a bomba d’água tem como principal trabalho permitir que a circulação seja realizada de maneira correta dentro do sistema de arrefecimento e resfriamento do carro.
 
Resumindo: nada adianta ter a água colocada no radiador, em seus níveis certos, se não houver a circulação desta pelo motor, impedindo que o aquecimento seja exagerado. Para que todos os demais componentes possam exercer suas funções de maneira correta, é preciso que a bomba funcione perfeitamente.
 
No final de tudo, o bom funcionamento é o que garantirá o motor na temperatura correta e, assim, funcionando de forma ideal e evitando o risco de fundição, um dos problemas mecânicos comuns e que dão muita dor de cabeça a quem os enfrenta.
 
Como perceber problemas e eventual mau funcionamento
É importante saber também, para além da função básica da bomba d’água, entender o que pode dar errado e como perceber o problema. Afinal, é preciso conhecer os sinais para interpretar erros e corrigi-los.
 
O vazamento de água é, geralmente, sinal de algum problema. E ele pode acontecer por conta da bomba. Se o dono do carro perceber poças na garagem e identificar que há realmente a saída de água, é importante ir até um especialista e fazer uma checagem.
 
Se a bomba d’água tiver sinais de umidade ou até de ferrugem já estabelecida, também pode ser sinal de funcionamento equivocado. Por isso, é importante que os donos de veículo sempre mantenham a atenção e façam trabalho preventivo de dar uma olhada nas diferentes peças, em busca de sinais visuais de eventuais problemas.
 
Outro elemento que pode apontar erro na circulação da água e, consequentemente, na bomba são os barulhos diferentes do motor. Neste caso, é necessário que o motorista rapidamente busque auxílio, pois pode ser um sinal de que o superaquecimento, e uma futura fundição, não está tão distante.
 
Para quem não é tão atento aos detalhes, é bom ter mais cuidado. Até mesmo luzes no painel podem apontar para algum problema em desenvolvimento. Os carros têm luzes de alerta para problemas no arrefecimento do motor, uma espécie de termostato do automóvel. Ele identifica irregularidades na temperatura e isso tem tudo a ver com a forma como a água circula pelo carro.
 
Bomba d’água: Como cuidar preventivamente
 
Para finalizar este conteúdo, também podemos falar sobre os cuidados preventivos, que vêm antes da percepção de eventuais problemas na bomba d’água e, claro, é uma forma mais tranquila e eficiente de manter o carro em funcionamento perfeito.
 
O primeiro passo é ser vigilante. Com frequência, é importante verificar como está o nível da água, somada ao líquido aditivo. Além disso, é preciso cuidar bem do número de km andado pelo carro. Quanto mais usado for o veículo, mais importante é fazer os trabalhos de prevenção, pois o desgaste leva a problemas, naturalmente.
 
Outro detalhe fundamental é realizar as checagens sempre com o motor frio. Portanto, o ideal é conferir com ele parado a algum tempo, geralmente na garagem de casa. Essa análise com motor frio é a mais efetiva para encontro de eventuais riscos.
 
Esses são, portanto, alguns dos detalhes fundamentais sobre a bomba d’água em um veículo. Aqui, falamos sobre o que ela é, suas funções principais, os problemas pelo mau funcionamento, cuidados etc.
 
E, claro, conte sempre com as peças de maior qualidade, esse é o ponto principal. Por isso, conte conosco. Vendemos peças para motores, sempre cuidando para que elas sejam de alta performance, garantindo que o seu carro seja muito bem cuidado. Não perca tempo e confira nossos serviços.




Voltar

Comentários

Comentar

  • RECEBA NOSSAS PROMOÇÕES
BIELA AUTO PEÇAS PARA VEÍCULOS MULTIMARCAS RIBEIRÃO PRETO SP

Rua Luiz Barreto 1293, Campos Elíseos, Ribeirão Preto SP - CEP: 14080090 - vendas@bielaautopecas.com
CNPJ: 00.151.982/0001-12

facebook instagram
Formas de Pagamento

BIELA AUTOPEÇAS. ©2021 - Todos direitos reservados.

Trip Propaganda