Fechar Whatsapp
facebook instagram Empresa Contato Cadastro Blog 16 3512 5010 16 3512 5004 BIELA AUTO PEÇAS PARA VEÍCULOS MULTIMARCAS RIBEIRÃO PRETO SP

Entrar na
minha conta

Conta

Meu
Carrinho

Sacola0
Banner Banner
';
Gabriel lopes

Gabriel lopes

Vela automotiva saiba a importância de fazer sua troca ?

Vela automotiva saiba a importância de fazer sua troca ?

Se você entende de mecânica, pode achar meio óbvio, mas muitas pessoas não têm ideia da importância da vela automotiva para um carro. Então ficam algumas dúvidas: quando é a hora de trocar as velas? Para que elas servem? O que acontece se eu não trocar as velas do meu carro?
 
Essas e outras questões nós responderemos nesse artigo. Continue lendo para saber mais.
 
Vela automotiva? Por que aprender sobre a troca das velas
Pode ser que você esteja se perguntando qual a importância de conhecer mais sobre esse componente do seu carro. Por que, afinal, aprender sobre velas?
 
O motivo varia de pessoa para pessoa: talvez você goste de saber sobre carros, componentes e mecânica em geral, mas a verdade é que entender sobre o sistema de ignição de um carro pode te poupar muito dinheiro, já que as falhas podem trazer grandes transtornos e muito prejuízo.
 
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar de vela, cabo de vela ou bobina de ignição, isso não muda o fato de que defeitos nessas peças podem fazer com que seu carro engasgue, tussa, perca rendimento ou até consuma mais combustível.
 
E sabemos: quanto maior o consumo, menos dinheiro no bolso. O melhor é ter informações para evitar essas situações e evitar prejuízos desnecessários.
 
Vela automotiva? Saiba oque é
 
A vela de ignição é um componente fundamental do sistema de ignição de um veículo e tem a função de iniciar a queima da mistura ar-combustível para transformar a energia química presente no combustível e a energia cinética que movimenta o motor.
 
Ela é composta por um corpo de cerâmica chamado de isolador. Essa cerâmica atua sendo um ótimo isolante, além de suportar altas temperaturas.
 
Além do corpo de cerâmica, a vela tem, na parte de baixo, o que chamamos de castelo. O castelo auxilia na instalação dentro do bloco do motor.
 
Dentro do corpo de cerâmica, há um eletrodo. E entre o eletrodo e o isolador, encontramos uma mistura de vidro e metal aquecido e prensado.
 
Um segundo eletrodo está grudado no castelo, na parte externa. É entre o eletrodo externo e o interno que será gerada a fagulha.
 
Agora que vimos os componentes da vela, como, exatamente, ela transforma a energia química e a energia cinética?
 
Dentro da câmara de combustão, o pistão puxa a mistura de ar-combustível e volta fazendo uma compressão. É nesse momento que entra a função da vela. Ela atua gerando uma fagulha entre os dois eletrodos, causando uma grande explosão dentro da câmara de combustão.
 
Essa explosão empurra o pistão, movimenta a biela e inicia o movimento circular contínuo do motor.
 
Saiba quando fazer a troca da vela automotiva
 
Geralmente o que montadoras indicam, no que tange as velas convencionais, de platina, que são as presentes na maior parte dos veículos, há a recomendação de que o componente deve ser trocado a cada 40.000km em automóveis 1.0.
 
Já nos carros 1.6, a indicação é fazer a inspeção a cada 60.000lm rodados. Esse valor pode subir quando as velas utilizadas são de iridium: com a ponta mais fina e metal mais resistente, essas peças devem ser substituídas em torno dos 100.000 km rodados.
 
É importante lembrar que, se você costuma rodar na cidade, esses valores podem chegar a cair pela metade: o melhor é fazer uma troca prematura e evitar consumir mais combustível do que o necessário.
 
Sintomas de uma vela automotiva ruim
 
Vimos anteriormente que as velas fazem parte do sistema de ignição do carro, correto? Então uma vela que não está em boas condições pode afetar o motor.
 
Embora a vida útil desse componente mude de carro para carro, é possível verificar o desgaste por sinais como a cabeça do eletrodo começar a arredondar por desgaste excessivo ou começar a acontecer um aumento na folga do eletrodo.
 
Uma vela em final de vida por causar problemas como:
 
– Aumento de consumo de combustível;
 
– Falta de desempenho do motor;
 
– Dificuldade na hora de ligar o carro.
 
O que a vela automotiva pode dizer sobre o estado de outros componentes?
 
Embora as velas hoje sejam peças bem acessíveis, custando entre 15 e 30 reais, a inspeção das velas podem indicar problemas em outros componentes, ajudando a detectá-los antes que você tenha que tomar uma facada inesperada no bolso diante da necessidade de trocar componentes mais caros da sua máquina.
 
Quando acontece carbonização da vela, por exemplo, isso é um indício de que há uma mistura errada de combustível e ar. Nesse caso, dizemos que a mistura está muito rica, ou seja, com muito combustível.
 
Também pode ser um sinal de que o ponto de ignição está atrasado: o pistão já fez o movimento antes da fagulha e, por isso, começa a se acumular resíduo na ponta da vela.
 
Uma terceira possibilidade é haver falta de compressão no cilindro. No escapamento, o cilindro pode estar ovalizado de maneira tal que entra óleo na câmara de combustão, apresentando carbonização.
 
Uma segunda situação que pode aparecer na hora de inspecionar a vela do seu carro e dar indícios de que outros componentes estão com defeito é o encharcamento da vela.
 
Se a vela está encharcada de combustível, mas não carbonizada, pode ser que o regulador de pressão de combustível esteja errado, de modo a deixar entrar muito combustível. Isso também pode estar acontecendo porque o nível da boia está errado ou porque o leque do bico injetor não esteja funcionando como deveria, não queimando direito.
 
Por fim, um terceiro problema no estado da vela que pode indicar outras questões com seu carro é a presença de superaquecimento.
 
O superaquecimento da câmara de combustão pode indicar um problema de arrefecimento. Pode está acontecendo a pré-ignição, situação na qual a mistura faz a sua explosão antes da vela, o que aumenta a temperatura e pode danificar outros componentes.
 
Uma vela que foi superaquecida pode apresentar os eletrodos fundidos um ao outro ou mesmo completamente queimados.
 
No caso do superaquecimento, há muito mais ar do que combustível, o que chamamos de mistura pobre.
 
O que acontece se você não fazer a troca da vela do seu veículo
Agora que você sabe o que são as velas e para que elas servem, resta a dúvida: o que acontece se você não realizar a troca?
 
Quando as velas desgastam, há um aumento na tensão necessária para o centelhamento, o que começa a gerar você aumenta a tensão necessária para o centelhamento, o que gera pequenas falhas de ignição que podem não ser perceptíveis a um primeiro momento, mas ter consequências mais sérias para o seu motor posteriormente.
 
Se o combustível que não está sendo queimado na câmara de combustão sair pelo sistema de escapamento, por exemplo, ele pode danificar o catalisador que, por sua vez, não é uma peça barata.
 
Além disso, seu carro vai consumir muito mais combustível do que o necessário, o que aumenta o custo do veículo.
 
A importância da manutenção preventiva
 
Quando o condutor do veículo começa a perceber uma falha no motor, seja um engasgue ou barulho incomum, é porque essa falha já está acontecendo há algum tempo. Na verdade, pequenas falhas de ignição não costumam ser percebidas pelo usuário do automóvel.
 
Fazer a revisão periódica do seu carro, principalmente do motor, pode ajudar a detectar problemas antes que eles piorem e afetem outros componentes, poupando muito dinheiro e evitando comprometer seu orçamento.
 




Voltar

Comentários

Comentar

  • RECEBA NOSSAS PROMOÇÕES
BIELA AUTO PEÇAS PARA VEÍCULOS MULTIMARCAS RIBEIRÃO PRETO SP

Rua Luiz Barreto 1293, Campos Elíseos, Ribeirão Preto SP - CEP: 14080090 - vendas@bielaautopecas.com
CNPJ: 00.151.982/0001-12

facebook instagram
Formas de Pagamento

BIELA AUTOPEÇAS. ©2021 - Todos direitos reservados.

Trip Propaganda